O Gerenciador de Tarefas do Windows com certeza já quebrou o galho de muitos usuários, principalmente daqueles que eventualmente se deparam com aplicações “travadas”.
Popularmente acessado por meio do atalho Ctrl + Alt + Del, o utilitário do Windows oferece recursos indispensáveis ao sistema, como gerenciador de processos e monitor desempenho.
No entanto, quem é um pouco mais inteirado do assunto sabe que a ferramenta tem muito pouco a oferecer e poderia ser mais completa.
O System Explorer é uma alternativa ao Gerenciador de Tarefas do Windows, com uma série de recursos úteis a mais. Apesar de ser muito mais completo, é tão leve e fácil de usar quanto o utilitário-padrão do Windows. Além disso, ele pode ser definido como padrão e acessado através do famoso atalho Ctrl + Alt + Del.
Mudar o idioma
Quando você instalar o programa pela primeira vez, ele estará no idioma inglês. Para alterar para o português, clique sobre o menu "Options", depois em "Language" e selecione "Brazilian Portuguese". Agora é só reiniciar o programa.As funções do System Explorer estão organizadas em três abas principais: "Monitoramento", "Autoexecuções", "Software" e "Configurações". Confira a seguir o conteúdo de cada uma delas:
Monitoramento
O recurso "Tarefas" também é encontrado no utilitário-padrão do Windows. É responsável por mostrar as tarefas em execução naquele instante, tais como aplicativos e documentos em uso. O diferencial está na apresentação de informações sobre cada aplicação no rodapé da janela, contendo o arquivo de origem, fabricante e classificação de risco.Além disso, ele possibilita efetuar as seguintes ações: finalizar uma aplicação, exibir o processo correspondente, mostrar detalhes da aplicação, abrir a pasta onde se encontra o arquivo, pesquisar mais sobre ele (Google e ProcessLibrary.com) e enviá-lo para verificar a existência de vírus no VirusTotal.
O recurso "Processos" é imprescindível para quem sempre está atento ao comportamento do sistema. Ele apresenta as mesmas características do item anterior, além das funções básicas para o gerenciamento de processos. Um diferencial está na ação "Finalizar Árvore de Processos", que exibe os processos dependentes antes de finalizá-los.
- Histórico: Nesta área são registradas as principais atividades do sistema, tais como execução/finalização de processos e eventos.
- Janelas: Um monitor um pouco mais avançado de janelas que exibe o nome da classe responsável por cada janela aberta naquele momento.
- Conexões: Será que você sabe realmente quais programas estão utilizando sua conexão com a internet? Nesta aba pode-se identificar todos eles, inclusive os protocolos e portas utilizados por cada um.
- Arquivos Abertos: Mostra todos os arquivos em uso no computador naquele instante.
Inicializações: permite gerenciar os arquivos e programas iniciados automaticamente com o Windows. Além das operações básicas de desativar ou remover item, também oferece acesso direto à entrada do registro referente ao arquivo selecionado. Para quem anda incomodado com o tempo que o sistema leva para ser carregado, esta ferramenta pode ser a solução.
Complementos do IE: apresenta todas as extensões instaladas no Internet Explorer. Ideal para remover aqueles plugins indesejáveis que se instalam sem o seu consentimento.
Serviços: um gerenciador bem prático dos serviços disponíveis no computador. Por meio dele, é possível iniciar/interromper, modificar o modo de inicialização e eliminar um ou mais serviços.
Drivers: uma ferramenta avançada para gerenciar os drivers que foram carregados pelo Windows. Com ele, pode-se solucionar alguns tipos de conflitos de hardware e até mesmo aumentar um pouco o desempenho do sistema.
Software
Traz apenas a aba "Desinstalador", o que acaba sendo um atalho prático para o famoso "Adicionar e remover programas" do Windows. Serve para desinstalar por completo programas do sistema operacional.Configurações
É a última aba do System Explorer e vem com a opção "Melhorias". Assim como o nome sugere, apresenta melhorias que estão instaladas no computador e permite ativá-las ou desativá-las conforme a conveniência de uso.Apesar da quantidade imensa de funções, o programa é tão fácil de usar quanto o Gerenciador de Tarefas e não há por que pensar duas vezes antes de defini-lo como padrão do Windows. É só acessar o menu "Opções" e selecionar a opção "Substituir o Gestor de Tarefas".
0 comentários:
Postar um comentário